Pesquisar no site

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O TRATADO DA RESSURREIÇÃO

A biblioteca de Nag Hammadi

O Tratado da Ressurreição

Traduzido por Malcolm L. Peel

Há alguns, meu filho Rheginos, que querem aprender muitas coisas. Eles têm esse objetivo quando estão ocupados com perguntas cuja resposta está faltando. Se eles tiverem sucesso com isso, eles geralmente pensam muito de si mesmos. Mas eu não acho que eles tenham ficado dentro da Palavra da Verdade. Eles buscam antes o próprio descanso, que recebemos através de nosso Salvador, nosso Senhor Cristo. Nós recebemos quando chegamos a conhecer a verdade e nos apoiamos nela. Mas desde que você nos pergunte agradavelmente o que é apropriado a respeito da ressurreição, eu estou escrevendo a você que é necessário. Certamente, muitos não têm fé nisso, mas há alguns que o encontram. Então, vamos discutir o assunto.

Como o Senhor proclamou as coisas enquanto ele existia na carne e depois que ele se revelou como Filho de Deus? Ele viveu neste lugar onde você permanece, falando sobre a Lei da Natureza - mas eu chamo de "Morte". Agora o Filho de Deus, Rheginos, era o Filho do Homem. Ele abraçou os dois, possuindo a humanidade e a divindade, de modo que, por um lado, ele poderia vencer a morte por ser Filho de Deus e, por outro, pelo Filho do Homem, a restauração do Pleroma poderia ocorrer; porque ele era originalmente de cima, uma semente da Verdade, antes que essa estrutura tivesse surgido. Neste muitos domínios e divindades vieram à existência.

Eu sei que estou apresentando a solução em termos difíceis, mas não há nada difícil na Palavra da Verdade. Mas desde que a Solução apareceu para não deixar nada oculto, mas para revelar todas as coisas abertamente acerca da existência - a destruição do mal por um lado, a revelação dos eleitos do outro. Esta é a emanação da verdade e do espírito, a graça é da verdade.

O Salvador engoliu a morte - (disto) você não é contado como sendo ignorante - pois ele deixou de lado o mundo que está perecendo. Transformou-se em um imperecível Aeon e ergueu-se, tendo engolido o visível pelo invisível, e nos deu o caminho da nossa imortalidade. Então, de fato, como o Apóstolo disse: "Sofremos com ele, e nos levantamos com ele, e fomos para o céu com ele". Agora, se nos manifestamos neste mundo usando-o, somos os raios de um, e somos abraçados por ele até o nosso cenário, isto é, a nossa morte nesta vida. Somos atraídos para o céu por ele, como raios de sol, não sendo restringidos por nada. Esta é a ressurreição espiritual que engole o psíquico da mesma maneira que o carnal.

Mas se há alguém que não acredita, ele não tem a (capacidade de ser) persuadido. Pois é o domínio da fé, meu filho, e não o que pertence à persuasão: os mortos surgirão! Há quem acredita entre os filipinos que estão neste mundo. Pelo menos ele irá surgir. E não deixe que o filósofo que está neste mundo tenha razão para acreditar que ele é aquele que retorna a si mesmo - e (isso) por causa de nossa fé! Porque conhecemos o Filho do homem, e cremos que ele ressuscitou dentre os mortos. Este é aquele de quem dizemos: "Ele se tornou a destruição da morte, como ele é um grande em quem eles crêem." Grandes são aqueles que acreditam.

O pensamento daqueles que são salvos não perecerá. A mente daqueles que o conheceram não perecerá. Portanto, somos eleitos para a salvação e redenção, pois somos predestinados desde o princípio a não cair na loucura dos que não têm conhecimento, mas entraremos na sabedoria daqueles que conheceram a verdade. De fato, a Verdade que é mantida não pode ser abandonada, nem tem sido. "Forte é o sistema do Pleroma; pequeno é o que se soltou (e) tornou-se (o) mundo. Mas o Todo é o que é englobado. Ele não veio a existir; ele existia." Então, nunca duvide da ressurreição, meu filho Rheginos! Pois se você não existisse em carne, você recebeu carne quando entrou neste mundo. Por que você não receberá carne quando subir ao Aeon? Aquilo que é melhor que a carne é aquilo que é para a causa da vida. Aquilo que surgiu na sua conta, não é seu? Não existe o que é seu com você? No entanto, enquanto você está neste mundo, o que é que lhe falta? Isto é o que você tem feito todo esforço para aprender.

A placenta do corpo é velhice e você existe na corrupção. Você tem ausência como ganho. Pois você não desistirá do que é melhor se você partir. Aquilo que é pior tem diminuição, mas há graça para isso.

Nada, então, nos redime deste mundo. Mas o Tudo que somos, somos salvos. Nós recebemos a salvação de ponta a ponta. Deixe-nos pensar desta maneira! Vamos compreender desta maneira!

Mas há alguns (que) desejam entender, no inquérito sobre as coisas que eles estão investigando, se aquele que é salvo, se deixar seu corpo para trás, será salvo imediatamente. Que ninguém duvide disso. [...]. de fato, os membros visíveis que estão mortos não serão salvos, pois (somente) surgirão os membros vivos que existem dentro deles.

O que, então, é a ressurreição? É sempre a divulgação daqueles que ressuscitaram. Pois se você se lembra de ter lido no Evangelho que Elias apareceu e Moisés com ele, não pense que a ressurreição é uma ilusão. Não é ilusão, mas é verdade! De fato, é mais apropriado dizer que o mundo é uma ilusão, e não a ressurreição que surgiu por meio de nosso Senhor, o Salvador, Jesus Cristo.

Mas o que estou dizendo agora? Aqueles que estão vivos morrerão. Como eles vivem em uma ilusão? Os ricos tornaram-se pobres e os reis foram derrotados. Tudo está propenso a mudar. O mundo é uma ilusão! - com efeito, eu não faço trato com as coisas em excesso!

Mas a ressurreição não tem esse caráter supracitado, pois é a verdade que permanece firme. É a revelação do que é e da transformação das coisas e uma transição para a novidade. Pois a imperecibilidade desce sobre o perecível; a luz desce sobre a escuridão, engolindo-a; e o Pleroma preenche a deficiência. Estes são os símbolos e as imagens da ressurreição. Ele é quem faz o bem.

Portanto, não pensem em parte, ó Rheginos, nem vivam em conformidade com esta carne por uma questão de unanimidade, mas fujam das divisões e dos grilhões, e vocês já têm a ressurreição. Pois se aquele que morrer sabe de si mesmo que vai morrer - mesmo que passe muitos anos nesta vida, ele é levado a isso - por que não se considera como ressuscitado e (já) trazido para isso? Se você tem a ressurreição, mas continua como se fosse morrer - e, ainda assim, alguém sabe que ele morreu - por que, então, eu ignoro sua falta de exercício? É apropriado que cada um pratique de várias maneiras, e ele será libertado deste Elemento para que ele não caia em erro, mas ele mesmo receberá novamente o que a princípio era.

Essas coisas recebi da generosidade do meu Senhor Jesus Cristo. Eu ensinei a você e a seus irmãos, meus filhos, considerando-os, enquanto não omiti nenhuma das coisas adequadas para fortalecê-lo. Mas se há uma coisa escrita que é obscura na minha exposição da Palavra, eu a interpretarei para você (pl.) Quando você (pl.) Perguntar. Mas agora, não tenha ciúmes de quem está no seu número quando ele é capaz de ajudar.

Muitos estão olhando para isso que eu escrevi para você. A estes eu digo: Paz (seja) entre eles e graça. Saúdo-vos e aos que te amam (pl.) No amor fraterno.

0 comentários:

Postar um comentário

Outras postagens...