Pesquisar no site

domingo, 10 de fevereiro de 2019

OS ATOS DE PEDRO E OS DOZE APÓSTOLOS

A biblioteca de Nag Hammadi

Os Atos de Pedro e os Doze Apóstolos

Traduzido por Douglas M. Parrott e R. McL.Wilson


[...] que nos propõem [...] depois de nós [...] apóstolos [...]. Nós navegamos [...] do corpo. Outros não estavam ansiosos em seus corações. E em nossos corações, estávamos unidos. Nós concordamos em cumprir o ministério ao qual o Senhor nos designou. E fizemos um pacto um com o outro.

Descemos ao mar em um momento oportuno, que nos veio do Senhor. Encontramos um navio atracado na costa pronto para embarcar, e conversamos com os marinheiros do navio sobre nossa chegada a bordo com eles. Eles mostraram grande bondade para conosco como foi ordenado pelo Senhor. E depois que embarcamos, navegamos um dia e uma noite. Depois disso, um vento surgiu por trás do navio e nos levou a uma pequena cidade no meio do mar.

E eu, Peter, perguntei sobre o nome desta cidade dos residentes que estavam no cais. Um homem entre eles respondeu, dizendo: "O nome desta cidade é Habitação, isto é, resistência [...] à fundação". E o líder entre eles segurando o galho de palmeira na beira do cais. Depois que desembarcamos com a bagagem, entrei na cidade para pedir conselhos sobre hospedagem.

Um homem saiu usando um pano amarrado na cintura e um cinto de ouro o envolveu. Também um guardanapo estava amarrado sobre o peito, estendendo-se sobre os ombros e cobrindo a cabeça e as mãos.

Eu estava olhando para o homem, porque ele era bonito em sua forma e estatura. Havia quatro partes do corpo dele que vi: as solas dos pés e uma parte do peito e as palmas das mãos e o rosto. Essas coisas eu pude ver. Uma capa de livro como os meus livros estava na sua mão esquerda. Uma equipe de madeira de styrax estava em sua mão direita. Sua voz era retumbante quando ele falou lentamente, gritando na cidade, "Pearlsl Pearlsl"

Eu, na verdade, achava que ele era um homem daquela cidade. Eu disse a ele: "Meu irmão e meu amigo!" Ele me respondeu, então, dizendo: "Você disse: 'Meu irmão e meu amigo'. O que é que você procura de mim? Eu disse a ele: "Eu lhe peço sobre hospedagem para mim e os irmãos também, porque somos estranhos aqui". Ele me disse: "Por esta razão, eu mesmo acabei de dizer: 'Meu irmão e meu amigo', porque eu também sou um estranho como você."

E tendo dito estas coisas, ele gritou: "Pérolas! Pérolas!" Os homens ricos daquela cidade ouviram sua voz. Eles saíram de seus depósitos escondidos. E alguns estavam olhando para fora dos depósitos de suas casas. Outros olhavam pelas janelas superiores. E eles não viram (que puderam ganhar) nada dele, porque não havia bolsa nas costas nem trouxeram dentro do pano e do guardanapo. E por causa de seu desdém, eles nem sequer o reconheceram. Ele, por sua vez, não se revelou a eles. Eles voltaram para os seus depósitos, dizendo: "Este homem está zombando de nós".

E os pobres daquela cidade ouviram a sua voz e chegaram ao homem que vende esta pérola. Eles disseram: "Por favor, dêem o trabalho de nos mostrar a pérola para que possamos, então, vê-la com nossos próprios olhos. Pois nós somos os pobres. E nós não temos esse preço [...] a pagar Mas nos mostre que podemos dizer aos nossos amigos que vimos uma pérola com nossos próprios olhos. " Ele respondeu, dizendo-lhes: "Se for possível, venha à minha cidade, para que eu possa não apenas mostrá-la diante de seus (muito) olhos, mas dar a você por nada."

E de fato eles, os pobres daquela cidade, ouviram e disseram: "Visto que somos mendigos, certamente sabemos que um homem não dá uma pérola a um mendigo, mas (é) pão e dinheiro que geralmente é recebido. Agora , a bondade que queremos receber de você é que você nos mostre a pérola diante de nossos olhos E diremos a nossos amigos com orgulho que vimos uma pérola com nossos próprios olhos - porque ela não é encontrada entre os pobres, especialmente esses mendigos (como estes). Ele respondeu (e) disse-lhes: "Se for possível, vocês mesmos vêm à minha cidade, para que eu possa não apenas mostrar-lhe, mas dar-lhe para nada". Os pobres e os mendigos se alegraram por causa do homem que não dá nada.

Os homens perguntaram a Peter sobre as dificuldades. Pedro respondeu e disse aquelas coisas que ele tinha ouvido sobre as dificuldades do caminho. Porque eles são intérpretes das dificuldades em seu ministério.

Ele disse ao homem que vende esta pérola: "Eu quero saber o seu nome e as dificuldades do caminho para a sua cidade porque somos estranhos e servos de Deus. É necessário que espalhemos a palavra de Deus em cada cidade harmoniosamente. " Ele respondeu e disse: "Se você procurar meu nome, Lithargoel é o meu nome, cuja interpretação é a luz, pedra semelhante a uma gazela.

"E também (sobre) o caminho para a cidade, que você me perguntou, eu vou falar sobre isso. Nenhum homem é capaz de ir por esse caminho, exceto aquele que abandonou tudo o que ele tem e jejuou diariamente do palco Para muitos são os ladrões e bestas selvagens naquela estrada, aquele que carrega pão com ele na estrada, os cachorros negros matam por causa do pão, aquele que carrega uma roupa cara do mundo com ele, os ladrões matam por causa da roupa Aquele que carrega água com ele, os lobos matam por causa da água, desde que eles estavam com sede por ele.Oo que está ansioso com carne e vegetais verdes, os leões comem por causa da carne.Se ele evade os leões, os touros o devoram por causa dos vegetais verdes ".

Quando ele disse essas coisas para mim, eu suspirei dentro de mim mesmo, dizendo: "Grandes dificuldades estão na estrada! Se ao menos Jesus nos desse poder para andar por ela!" Ele olhou para mim desde que meu rosto estava triste e eu suspirei. Ele me disse: "Por que você suspira, se você, de fato, conhece esse nome" Jesus "e acredita nele? Ele é um grande poder para dar força. Pois também eu creio no Pai que o enviou".

Eu respondi, perguntando-lhe: "Qual é o nome do lugar para onde você vai, sua cidade?" Ele me disse: "Este é o nome da minha cidade, 'Nove Portões'". Louvemos a Deus, pois estamos conscientes de que o décimo é a cabeça ". Depois disso eu me afastei dele em paz.

Quando estava prestes a ir e ligar para meus amigos, vi ondas e grandes muros altos cercando os limites da cidade. Fiquei maravilhado com as grandes coisas que vi. Eu vi um homem idoso sentado e perguntei se o nome da cidade era realmente Habitação. Ele [...] "Habitação [...]". Ele me disse: "Você fala verdadeiramente, porque nós habitamos aqui porque suportamos".

Eu respondi, dizendo: "Justamente [...] homens o chamaram [...], porque (por) todo aquele que suportar suas provações, cidades são habitadas, e um reino precioso vem delas, porque elas perduram no meio das apostasias e das dificuldades das tempestades, para que assim seja habitada a cidade de todo aquele que suportar o fardo do seu jugo de fé, e ele será incluído no reino dos céus.

Corri e fui chamar meus amigos para que pudéssemos ir à cidade que ele, Lithargoel, designou para nós. Em um vínculo de fé, abandonamos tudo como ele havia dito (fazer). Nós evitamos os ladrões, porque eles não encontraram suas vestes conosco. Nós evitamos os lobos, porque eles não encontraram a água conosco para a qual eles tinham sede. Nós evitamos os leões, porque eles não encontraram o desejo de carne conosco. Nós evitamos os touros [...] que eles não encontraram vegetais verdes.

Uma grande alegria veio sobre nós e uma serenidade de paz como a de nosso Senhor. Descansamos em frente ao portão e conversamos sobre o que não é uma distração deste mundo. Em vez disso, continuamos na contemplação da fé.

Quando discutimos os ladrões na estrada, a quem evitamos, vimos que Lithargoel, tendo mudado, veio até nós. Ele tinha a aparência de um médico, uma vez que uma caixa de unguento estava sob seu braço, e um jovem discípulo o seguia carregando uma bolsa cheia de remédios. Nós não o reconhecemos.

Pedro respondeu e disse-lhe: "Queremos que nos faça um favor, porque somos estranhos e nos levaremos à casa de Lithargoel antes que a noite chegue." Ele disse: "Em retidão de coração, eu mostrarei a você. Mas estou espantado em como você conheceu esse homem bom. Porque ele não se revela a todo homem, porque ele mesmo é o filho de um grande rei. um pouco para que eu possa curar esse homem e vir (de volta). " Ele correu e veio (de volta) rapidamente.

Ele disse a Pedro: "Pedro!" E Pedro ficou amedrontado, pois como ele sabia que seu nome era Pedro? Pedro respondeu ao Salvador: "Como você me conhece, porque você chamou meu nome?" Lithargoel respondeu: "Eu quero perguntar a você quem deu o nome Peter a você?" Ele disse-lhe: "Foi Jesus Cristo, o filho do Deus vivo. Ele deu este nome para mim." Ele respondeu e disse: "Sou eu! Me reconheça, Peter". Ele afrouxou a vestimenta, que o vestiu - aquela em que ele havia mudado a si mesmo por causa de nós - revelando a nós, na verdade, que era ele.

Nós nos prostramos no chão e o adoramos. Nós compreendemos onze discípulos. Ele estendeu a mão e nos fez ficar em pé. Nós falamos com ele humildemente. Nossas cabeças estavam curvadas em indignidade quando dissemos: "O que você deseja que façamos. Mas nos dê poder para fazer o que você deseja em todos os momentos."

Deu-lhes a caixa de unguento e a bolsa que estava na mão do jovem discípulo. Ele os ordenou assim, dizendo: "Vá para a cidade da qual você veio, que se chama Habitação. Continue em perseverança ao ensinar a todos aqueles que acreditaram em meu nome, porque eu tenho suportado em dificuldades da fé. Eu vou Dê-lhe sua recompensa Para os pobres daquela cidade, dê o que eles precisam para viver, até que eu lhes dê o que é melhor, o que eu lhe disse que não lhe darei por nada.

Pedro respondeu e disse-lhe: "Senhor, você nos ensinou a abandonar o mundo e tudo nele. Nós renunciamos a eles por sua causa. O que nos preocupa (agora) é a comida para um único dia. Onde nós ser capaz de encontrar as necessidades que você nos pede para fornecer para os pobres? "

O Senhor respondeu e disse: "Ó Pedro, foi necessário que você entenda a parábola que eu lhe contei! Você não entende que meu nome, que você ensina, supera todas as riquezas, e a sabedoria de Deus ultrapassa o ouro, e prata e pedras preciosas)?"

Deu-lhes a bolsa de remédios e disse: "Cure todos os doentes da cidade que acreditam em meu nome". Peter teve medo de responder a ele pela segunda vez. Ele sinalizou para aquele que estava ao lado dele, que era John: "Você fala dessa vez". João respondeu e disse: "Senhor, antes de você temos medo de dizer muitas palavras. Mas é você quem nos pede para praticar essa habilidade. Nós não fomos ensinados a ser médicos. Como, então, saberemos como curar corpos como você?" nos disse? "

Respondeu-lhes ele: Bem, falaste João, porque sei que os médicos deste mundo curam o que é do mundo. Os médicos das almas, porém, curam o coração. Cure primeiro os corpos, para que por meio do poderes reais de cura para seus corpos, sem remédio do mundo, eles podem acreditar em você, que você tem poder para curar as doenças do coração também.

"Os homens ricos da cidade, no entanto, aqueles que não achavam conveniente mesmo para me reconhecer, mas que se deleitavam em sua riqueza e orgulho - com esses, portanto, não jantam em suas casas nem são amigos deles, para que não sua parcialidade influencia você, pois muitos nas igrejas têm mostrado parcialidade aos ricos, porque eles também são pecaminosos, e eles dão oportunidade para outros pecarem, mas julgá-los com retidão, para que seu ministério seja glorificado, e que meu nome também pode ser glorificado nas igrejas ". Os discípulos responderam e disseram: "Sim, verdadeiramente isto é o que é apropriado fazer."

Eles se prostraram no chão e o adoraram. Ele fez com que eles se levantassem e partissem deles em paz.
Amém!.

0 comentários:

Postar um comentário

Outras postagens...