Pesquisar no site

domingo, 10 de fevereiro de 2019

O APOCALIPSE DE PAULO

A biblioteca de Nag Hammadi

O apocalipse de Paulo

Traduzido por George W. MacRae e William R. Murdock


[...] a estrada. E falou-lhe, dizendo: Por qual caminho subirei a Jerusalém? A criancinha respondeu, dizendo: "Diga seu nome, para que eu possa lhe mostrar a estrada". A criancinha sabia quem era Paulo. Ele queria conversar com ele através de suas palavras, a fim de encontrar uma desculpa para falar com ele.

A criancinha falou, dizendo: "Eu sei quem você é, Paulo. Você é aquele que foi abençoado desde o ventre de sua mãe. Pois eu vim até você para que você possa subir a Jerusalém para seus companheiros apóstolos. E por isso Razão pela qual foste chamado. E eu sou o Espírito que te acompanha. Desperta a tua mente, Paulo, com [...]. Por [...] todos, entre os principados e estas autoridades e arcanjos, e poderes e toda a raça de demônios, [...] aquele que revela corpos a uma semente da alma. "

E depois que ele terminou o discurso, ele falou, dizendo para mim: "Deixe sua mente despertar, Paulo, e veja que esta montanha sobre a qual você está de pé é a montanha de Jericó, para que você possa conhecer as coisas escondidas em aqueles que são visíveis. Agora é para os doze apóstolos que você deve ir, pois eles são espíritos eleitos, e eles vão cumprimentá-lo. Ele levantou os olhos e os viu cumprimentando-o.

Então o Espírito Santo, que falava com ele, arrebatou-o até o terceiro céu, e passou para além do quarto céu. O Espírito Santo falou com ele, dizendo: "Veja e veja a sua semelhança na terra". E ele olhou para baixo e viu aqueles que estavam sobre a terra. Ele olhou e viu aqueles que estavam sobre o [...]. Então ele olhou para baixo e viu os doze apóstolos à sua direita e à sua esquerda na criação; e o Espírito estava indo diante deles.

Mas eu vi no quarto céu de acordo com a classe - eu vi os anjos parecendo deuses, os anjos trazendo uma alma para fora da terra dos mortos. Eles colocaram no portão do quarto céu. E os anjos estavam chicoteando. A alma falou, dizendo: "Que pecado cometi no mundo?" O coletor de pedágio que habita no quarto céu respondeu, dizendo: "Não era certo cometer todos aqueles atos ilegais que estão no mundo dos mortos". A alma respondeu, dizendo: "Trazer testemunhas! Deixe-os mostrar em que corpo eu cometi ações sem lei. Você deseja trazer um livro para ler?"

E as três testemunhas vieram. O primeiro falou, dizendo: "Eu não estava no corpo na segunda hora [...]? Eu me levantei contra você até que você caiu em raiva, raiva e inveja". E o segundo falou, dizendo: "Eu não estava no mundo? E entrei na quinta hora, e te vi e desejei-te. E eis que agora te cobro com os assassinatos que cometeste." O terceiro falou, dizendo: "Eu não vim a você na décima segunda hora do dia quando o sol estava prestes a se pôr? Eu te dei escuridão até você realizar seus pecados." Quando a alma ouviu essas coisas, olhou para baixo com tristeza. E então olhou para cima. Foi derrubado. A alma que havia sido lançada foi a um corpo preparado para ela. E eis que suas testemunhas estavam acabadas.

Então eu olhei para cima e vi o Espírito dizendo para mim: "Paulo, venha! Proceda em direção a mim!". Então, quando fui, o portão se abriu e subi ao quinto céu. E eu vi meus companheiros apóstolos indo comigo enquanto o Espírito nos acompanhava. E vi um grande anjo no quinto céu segurando uma barra de ferro na mão. Havia outros três anjos com ele e olhei em seus rostos. Mas eles estavam rivalizando um com o outro, com chicotes nas mãos, incitando as almas ao julgamento. Mas eu fui com o Espírito e o portão se abriu para mim.

Então subimos ao sexto céu. E eu vi meus companheiros apóstolos indo comigo, e o Espírito Santo estava me levando diante deles. E eu olhei para o alto e vi uma grande luz brilhando no sexto céu. Falei, dizendo ao coletor de pedágio que estava no sexto céu: "Aberto para mim e para o Espírito Santo que está diante de mim". Ele se abriu para mim.

Então subimos ao sétimo céu, e vi um homem velho [...] e cuja roupa era branca. Seu trono, que está no sétimo céu, era mais brilhante que o sol por sete vezes. O velho falou, dizendo-me: "Onde você está indo, Paulo? Ó abençoado e aquele que foi separado do ventre de sua mãe." Mas olhei para o Espírito e ele balançava a cabeça, dizendo para mim: "Fale com ele!". E eu respondi, dizendo ao velho: "Estou indo para o lugar de onde vim". E o velho me respondeu: "De onde você é?" Mas eu respondi, dizendo: "Eu estou indo para o mundo dos mortos, a fim de levar cativo o cativeiro que foi levado cativo no cativeiro da Babilônia." O velho respondeu-me dizendo: " Como você será capaz de se afastar de mim? Veja e veja os principados e autoridades. "O Espírito falou, dizendo:" Dê a ele o sinal que você tem, e ele abrirá para você. "E então eu dei a ele o sinal. Ele virou o rosto para baixo para sua criação e para aqueles que são suas próprias autoridades.

E então o <sétimo> céu se abriu e subimos ao Ogdoad. E eu vi os doze apóstolos. Eles me cumprimentaram e subimos ao nono céu. Cumprimentei todos os que estavam no nono céu e subimos ao décimo céu. E eu cumprimentei meus companheiros espirituais.

0 comentários:

Postar um comentário

Outras postagens...