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domingo, 10 de fevereiro de 2019

ENSINO AUTORIZADO

A biblioteca de Nag Hammadi

Ensino Autorizado

Traduzido por George W. MacRae


[...] no céu dentro dele [...] qualquer um aparece os céus escondidos [...] aparecem, e antes que os invisíveis mundos inefáveis ​​aparecessem. Destes veio a alma invisível da justiça, sendo um membro do companheiro, e um corpo do companheiro, e um espírito companheiro. Se ela está na descida ou no Pleroma, ela não está separada deles, mas eles a vêem e ela olha para eles no mundo invisível.

Secretamente, seu noivo a buscou. Ele a presenteou com a boca para fazê-la comê-la como comida, e ele aplicou a palavra aos olhos dela como um remédio para fazê-la ver com sua mente e perceber seus parentes e aprender sobre sua raiz, para que ela pudesse se agarrar a ela. ramo do qual ela tinha surgido primeiro, a fim de poder receber o que é dela e renunciar à matéria.

[...] ele [morava ...] tendo filhos. Os filhos [...] verdadeiramente, aqueles que vieram da sua semente, chamam os filhos da mulher de "nossos irmãos". Assim, quando a alma espiritual foi lançada no corpo, tornou-se um irmão para a luxúria, o ódio e a inveja, e uma alma material. Portanto, o corpo veio da luxúria e a luxúria veio da substância material. Por essa razão, a alma se tornou um irmão para eles.

E, no entanto, eles são de fora, sem poder para herdar do homem, mas eles herdarão apenas de sua mãe. Sempre que, portanto, a alma deseja herdar junto com os forasteiros - pois as posses dos forasteiros são paixões orgulhosas, os prazeres da vida, invejas odiosas, coisas vaidosas, coisas sem sentido, acusações para ela [...] ] prostituição, ele a exclui e a coloca no bordel. Por deboche [...] para ela. Ela deixou a modéstia para trás. Pois a morte e a vida estão diante de todos. Qualquer um desses dois que desejarem, então, eles escolherão por si mesmos.

Aquele então cairá em beber muito vinho na devassidão. Pois o vinho é o devasso. Portanto, ela não se lembra de seus irmãos e seu pai, por prazer e doces lucros a enganam.

Tendo deixado o conhecimento para trás, ela caiu em bestialidade. Pois uma pessoa sem sentido existe na bestialidade, sem saber o que é apropriado dizer e o que é apropriado não dizer. Mas, por outro lado, o gentil filho herda de seu pai com prazer, enquanto seu pai se alegra com ele porque ele recebe honra de todos por causa dele, já que ele procura novamente o modo de dobrar as coisas que ele recebeu. Para os de fora [...].

[...] para misturar com o [...]. Pois se um pensamento de luxúria entra em um homem virgem, ele já está contaminado. E sua gula não pode se misturar com moderação. Pois se o joio for misturado ao trigo, não é o farelo que está contaminado, mas o trigo. Porque desde que eles são misturados uns com os outros, ninguém vai comprar o trigo dela, porque está contaminado. Mas eles vão persuadi-lo, "Dê-nos esta palha!", Vendo o trigo misturado com ele, até que eles o peguem e o joguem com todos os outros restos, e que a palha se misture com todos os outros materiais. Mas uma semente pura é mantida em armazéns seguros. Todas essas coisas, então, nós falamos.

E antes que qualquer coisa surgisse, era o Pai quem existia, antes dos mundos que estão nos céus aparecerem, ou o mundo que está na terra, ou principado, ou autoridade, ou os poderes. [...] aparecem e [...] E nada surgiu sem o seu desejo.

Ele, então, o Pai, desejando revelar sua riqueza e sua glória, provocou esta grande disputa neste mundo, desejando fazer os competidores aparecerem, e fazer todos aqueles que disputam deixar para trás as coisas que tinham surgido, e desprezam -los com um conhecimento elevado e incompreensível, e fugir para aquele que existe.

E (quanto a) aqueles que disputam conosco, sendo adversários que lutam contra nós, devemos ser vitoriosos sobre sua ignorância através de nosso conhecimento, uma vez que já conhecemos o Inescrutável de quem saímos. Não temos nada neste mundo, com receio de que a autoridade do mundo que veio a existir nos deter nos mundos que estão nos céus, aqueles nos quais a morte universal existe, cercada pelo mundo [...] individual. Também nos tornamos envergonhados dos mundos, embora não nos interessemos por eles quando nos fazem mal. E nós os ignoramos quando nos amaldiçoam. Quando eles envergonham nossa face, olhamos para eles e não falamos.

Porque eles trabalham em seus afazeres, mas nós estamos em fome (e) em sede, olhando para nossa morada, o lugar para o qual nossa conduta e nossa consciência olham, não apegando-se às coisas que surgiram, mas retirando-se deles. Nossos corações estão voltados para as coisas que existem, apesar de estarmos doentes (e) fracos (e) em dor. Mas há uma grande força escondida dentro de nós.

Nossa alma realmente está doente porque ela mora em uma casa de pobreza, enquanto a matéria golpeia seus olhos, desejando fazê-la cega. Por essa razão, ela persegue a palavra e aplica-a aos olhos dela como um remédio, <abrindo-a] [...] para o exterior, abandonando [...] o pensamento de cegueira [...] depois, quando essa é novamente na ignorância, ele é completamente obscurecido e é material. Assim a alma [...] uma palavra a cada hora, para aplicá-la aos seus olhos como remédio para que ela possa ver, e sua luz pode esconder as forças hostis que lutam com ela, e ela pode torná-las cegas com ela leve, e coloque-os em sua presença, e faça-os cair em insônia, e ela pode agir corajosamente com sua força e com seu cetro.

Enquanto seus inimigos olham para ela com vergonha, ela corre para cima em sua casa do tesouro - aquela em que sua mente está - e (em) seu armazém que é seguro, já que nada entre as coisas que surgiram a apreendeu, nem ela recebeu um estranho em sua casa. Pois muitos são seus irmãos que lutam contra ela de dia e de noite, não tendo descanso de dia nem de noite, porque sua lascívia os oprime.

Por esta razão, então, nós não dormimos, nem nos esquecemos das redes que estão espalhadas no esconderijo, à espera de nós para nos pegar. Pois, se ficarmos presos em uma única rede, ela nos sugará para dentro da boca, enquanto a água flui sobre nós, atingindo nosso rosto. E seremos levados para baixo da rede de arrasto, e não seremos capazes de subir, porque as águas estão acima de nós, fluindo de cima para baixo, submergindo nosso coração na lama suja. E nós não poderemos escapar deles. Pois os devoradores de homens nos apoderarão e nos engolirão, regozijando-se como um pescador lançando um anzol na água. Pois ele lança muitos tipos de comida na água porque cada um dos peixes tem sua própria comida. Ele cheira e persegue seu odor. Mas quando ele come, o anzol escondido dentro da comida agarra-o e traz-o à força para fora das águas profundas. Nenhum homem pode, então, pegar esse peixe nas águas profundas, exceto pela armadilha que o pescador estabelece. Pelo estratagema de comida, ele trouxe o peixe ao anzol.

Neste mesmo modo nós existimos neste mundo, como peixe. O adversário nos espia, esperando por nós como um pescador, desejando nos apoderar, regozijando-se por poder nos engolir. Pois ele coloca muitos alimentos diante de nossos olhos (coisas) que pertencem a este mundo. Ele deseja nos fazer desejar um deles e saborear um pouco, para que ele possa nos pegar com seu veneno oculto e nos tirar da liberdade e nos levar à escravidão. Pois sempre que ele nos pega com um único alimento, é de fato necessário que desejemos o resto. Finalmente, então, tais coisas se tornam a comida da morte.

Agora, estes são os alimentos com os quais o diabo espera por nós. Primeiro ele injeta uma dor em seu coração até que você tenha mágoa por conta de uma coisa pequena desta vida, e ele agarra (você) com seus venenos. E depois (ele injeta) o desejo de uma túnica, para que você se orgulhe dela, e ame de dinheiro, orgulho, vaidade, inveja que rivaliza com outra inveja, beleza de corpo, fraude. O maior de todos estes são ignorância e facilidade.

Agora todas essas coisas o adversário se prepara maravilhosamente e se espalha diante do corpo, desejando fazer a mente da alma incliná-la para um deles e dominá-la, como um anzol, atraindo-a à força na ignorância, enganando-a até conceber o mal e produz fruto da matéria, e se conduz na impureza, perseguindo muitos desejos, cobiças, enquanto o prazer carnal a atrai na ignorância.

Mas a alma - ela que provou estas coisas - percebeu que paixões doces são transitórias. Ela havia aprendido sobre o mal; ela se afastou deles e entrou em uma nova conduta. Depois, ela despreza essa vida, porque é transitória. E ela procura os alimentos que a levarão à vida e deixa para trás aqueles alimentos enganosos. E ela aprende sobre sua luz, enquanto ela sai para tirar esse mundo, enquanto sua verdadeira vestimenta a veste por dentro, (e) sua roupa nupcial é colocada sobre ela em beleza mental, não em orgulho de carne. E ela aprende sobre sua profundidade e corre em seu rebanho, enquanto seu pastor está na porta. Em troca de toda a vergonha e desprezo, então, que ela recebeu neste mundo, ela recebe dez mil vezes a graça e a glória.

Ela deu o corpo àqueles que o entregaram, e eles ficaram envergonhados, enquanto os negociantes de corpos se sentaram e choraram porque não puderam fazer negócios com aquele corpo, nem encontraram nenhuma (outra) mercadoria exceto isto. Eles suportaram grandes esforços até formarem o corpo dessa alma, desejando derrubar a alma invisível. Eles estavam, portanto, envergonhados de seu trabalho; eles sofreram a perda daquele por quem haviam sofrido trabalhos. Eles não perceberam que ela tem um corpo espiritual invisível, pensando: "Nós somos o seu pastor que a alimenta". Mas eles não perceberam que ela conhece outro caminho, que está escondido deles. Este seu verdadeiro pastor ensinou-a em conhecimento.

Mas estes - aqueles que são ignorantes - não buscam a Deus. Nem perguntam sobre sua morada, que existe em descanso, mas eles andam em bestialidade. Eles são mais iníquos que os pagãos, porque, antes de mais nada, não perguntam a respeito de Deus, pois a dureza de coração os leva a crueldade. Além disso, se encontrarem alguém que pergunte sobre sua salvação, sua dureza de coração se põe a trabalhar nesse homem. E se ele não parar de perguntar, eles o matam por sua crueldade, achando que fizeram algo bom por si mesmos.

De fato, eles são filhos do diabo! Pois pagãos iguais dão caridade, e eles sabem que existe Deus que está nos céus, o Pai do universo, exaltado sobre seus ídolos, que eles adoram. Mas eles não ouviram a palavra, para que eles perguntassem sobre seus caminhos. Assim, o homem sem sentidos ouve o chamado, mas ignora o lugar para o qual foi chamado. E ele não perguntou durante a pregação: "Onde é o templo em que devo ir e adorar a minha esperança?"

Por causa de sua insensatez, então, ele é pior do que um pagão, pois os pagãos sabem o caminho para ir ao seu templo de pedra, que perecerá, e eles adoram o seu ídolo, enquanto seus corações estão sobre ele porque é a sua esperança. . Mas para esse homem sem sentido a palavra foi pregada, ensinando-lhe: "Procure e indague sobre como você deve ir, já que não há mais nada que seja tão bom quanto essa coisa". O resultado é que a substância da dureza do coração golpeia sua mente, juntamente com a força da ignorância e do demônio do erro. Eles não permitem que sua mente se levante, porque ele estava se cansando em procurar que ele pudesse aprender sobre sua esperança.

Mas a alma racional que (também) se cansou de procurar - aprendeu sobre Deus. Ela trabalhou com inquietante e duradoura aflição no corpo, esgotando seus pés depois dos evangelistas, aprendendo sobre o Inescrutável. Ela a encontrou se levantando. Ela veio descansar naquele que está em repouso. Ela reclinou-se na câmara da noiva. Ela comeu do banquete pelo qual tinha fome. Ela participou da comida imortal. Ela encontrou o que procurara. Ela recebeu descanso de seus trabalhos, enquanto a luz que brilha sobre ela não afunda. Para ele pertence a glória e o poder e a revelação para todo o sempre. Um homem.

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