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domingo, 27 de janeiro de 2019

AS SENTENÇAS DE SEXTOS

Sentenças de Sexto é um texto helenístico pitagórico que era muito popular entre os cristãos. Embora conhecido de outras cópias, uma tradução copta parcial aparece num dos códices do texto apócrifo descoberto na Biblioteca de Nag Hammadi (Códice XII).

O texto é um dos chamados "Evangelhos de Provérbios", que são puramente coleções de adágios (frases), sem relação entre elas. Por isso, é muito similar com o Evangelho de Filipe e o Evangelho de Tomé. Contudo, ao contrário deles, a sabedoria não vem de Jesus e sim de um homem chamado Sexto (ou Sextus), que parece ter sido um pitagórico. A primeira menção ao texto foi feita por Orígenes na metade do século III em seu livro "Contra Celso". Orígenes cita Sexto no seu "Comentário sobre o Evangelho de Mateus" quando discorre a respeito de Mateus 19:12 sobre o celibato, um hábito comum no cristianismo primitivo.

Algumas das 104 sentenças sobreviventes. Outras sobreviveram apenas como citações em outras obras (como as de Orígenes, sobre o celibato):









As Sentenças de Sextos (Sextus).


(157) [...] é um sinal de ignorância.
(158/159) Ame a verdade, e a mentira use como veneno.
(160) Que a hora certa preceda suas palavras.
(161/162) Não fale quando é apropriado ficar em silêncio, e quando for apropriado falar, fale (apenas) sobre as coisas que você sabe.
(163a) A palavra inoportuna é característica de uma mente maligna. (163b). Quando é apropriado agir, não use uma palavras.
(164a) Não quero falar primeiro no meio de uma multidão.
(164b) Embora falar seja uma habilidade, também é uma habilidade ficar em silêncio.
(165a) É melhor que você seja derrotado enquanto fala a verdade, do que ser vitorioso por engano. (165b) Aquele que é vitorioso através do engano é derrotado pela verdade.
(165c) Palavras inverídicas são uma característica das pessoas más.
(165d) Tem que haver uma grande crise antes que a mentira seja necessária.
(165e) Quando há alguém, enquanto você fala a verdade, mesmo se você mentir, não há pecado. (165f) Não engane ninguém, especialmente aquele que precisa de conselhos.
(166) Fiel é aquele que é o primeiro com todas as boas obras.
(167) A sabedoria leva a alma ao lugar de Deus.
(168) Não há parente da verdade exceto a sabedoria.
(169) Não é possível para uma natureza crente gostar de mentir.
(170) Uma natureza medrosa e servil não poderá participar da fé.
(171a) Quando você é fiel, o que é apropriado dizer não é de maior valor do que a audição.
(171b) Quando você está com pessoas crentes, deseje ouvir ao invés de falar.
(172) Um homem amante do prazer é inútil em tudo.
(173) Quando não há (contabilidade de) pecado, não fale em nada (que é) de Deus.
(174) Os pecados daqueles que são ignorantes são a vergonha daqueles que os ensinaram.
(175) Aqueles atraves quem o nome de Deus é blasfemado estão mortos diante de Deus.
(176) Um homem sábio é um praticante de boas obras diante de Deus.
(177) Que sua vida confirme suas palavras diante daqueles que ouvem.
(178) O que não é certo fazer, nem sequer considere fazê-lo.
(179) O que você não quer que aconteça com você, não faça você mesmo também.
(180) O que é vergonhoso fazer, é também ...


(pp. 17-26 estão faltando)


(307/308) Ele é um homem sábio que recomenda Deus aos homens, e Deus pensa mais do homem sábio do que suas próprias obras.
(309) Depois de Deus, ninguém é tão livre quanto o homem sábio.
(310) Tudo o que Deus possui, o homem sábio também tem.
(311/312) O homem sábio compartilha do reino de Deus; um homem mau não quer que a presciência de Deus aconteça.
(313) Uma alma má foge de Deus.
(314) Tudo de ruim é o inimigo de Deus.
(315) O que pensa em você, diga com a sua mente que é o homem.
(316) Onde está o seu pensamento, existe a sua bondade.
(317) Não busque o bem na carne.
(318) Aquele que não faz mal à alma, não faz (assim) ao homem.
(319) Depois de Deus, honre um homem sábio, desde que ele seja o servo de Deus.
(320) O Orgulho é um fardo para o corpo da sua alma, mas é bem-aventurança ser capaz de contê-lo suavemente quando for necessário.
(321) Não se torne culpado de sua própria morte. Não fique zangado com aquele que vai tirar você do corpo e matá-lo.
(322) Se alguém traz o sábio para fora do corpo perversamente, ele prefere fazer o que é bom para com ele, pois ele foi libertado das amarras.
(323) O medo da morte aflige o homem por causa da ignorância da alma.
(324) <Foi melhor> para você não ter a espada destruidora de homens; mas quando vier, diga com sua mente que isso não existe.

(325 / 326a) Alguém que diz "eu acredito", mesmo que passe muito tempo fingindo, ele não prevalecerá, mas cairá; como seu coração é, (assim) será a sua vida.
(326b) Um coração piedoso produz uma vida abençoada.
(327) Quem vai tramar o mal contra o outro, ele é o primeiro [...]. Não deixe um homem ingrato fazer com que você deixe de fazer o bem.
(329) Não diga com a sua mente que essas coisas que foram feitas, (e) você deu imediatamente, são mais valiosas do que quem as recebeu.
(330) Você usará de grande benevolência, se você der de boa vontade aos necessitados.
(331) Persuadir um irmão sem entendimento a não ser insensato; e se ele estiver louco, proteja-o.
(332/334) Esforce-se ansiosamente por ser vitorioso sobre todos os homens na prudência; mantenha a auto-suficiência.
(333) Você não pode receber entendimento a menos que você saiba primeiro que você a possui <it>. Em tudo há novamente esta sentença.
(335) Os membros do corpo são um fardo para aqueles que não os usam.
(336) É melhor servir aos outros do que fazer com que os outros o sirvam.
(337) Aquele a quem Deus não tirará do corpo, não o sobrecarregue.
(338) Não só não tem uma opinião que não beneficia os necessitados, mas também não os ouve. (339) Aquele que dá algo sem respeito comete um ultraje. [...].
(340) Se você assumir a tutela de órfãos, você será o pai de muitos filhos (e) você será amado por Deus.
(341) Aquele a quem você serve por honra, você tem servido por um salário.
(342) Se você tem dado algo a alguém que honra você ..., você não deu ao homem, mas você deu para o seu próprio prazer.
(343/344) Não provoque a ira de uma multidão. Saiba, então, o que é apropriado para o homem afortunado fazer.
(345) É melhor morrer do que escurecer a alma por causa do comer imoderado (em excesso).
(346) Diga com a sua mente que o corpo é a vestimenta da sua alma: mantenha-a, portanto, pura, pois é inocente.
(347) O que quer que a alma faça enquanto está no (a) corpo, tem como testemunhas quando entra em julgamento.
(348/349) Os demônios impuros reivindicam uma alma poluída; uma alma fiel e boa, demônios maus não serão capazes de impedir o caminho de Deus.
(350) Não dê a palavra de Deus a todos.
(351) Para aqueles que estão corrompidos pela glória, não está assegurando ouvir sobre Deus.


(352/353) Não é um pequeno perigo para nós falar a verdade sobre Deus; portanto, não diga nada sobre Deus antes de aprender com Deus.
(354/356) Não fale com uma pessoa sem deus sobre Deus; se você está poluído por causa de obras impuras, não fale sobre Deus.
(357) A verdadeira palavra sobre Deus é a palavra de Deus.
(355) Fale sobre a palavra e sobre Deus como se estivesse dizendo isso na presença de Deus.
(358) Se primeiro a sua mente está persuadida de que você tem sido amante de Deus, então fale com quem quiser sobre Deus.
(359) Possa suas obras piedosas preceder todas as palavras sobre Deus.
(360) Não deseja falar com uma multidão sobre Deus.
(361) Ser (mais) poupar com uma palavra sobre Deus (que) sobre uma alma.
(362) É melhor dispor de uma alma do que descartar aleatoriamente uma palavra sobre Deus.
(363a) Você concebe o corpo de um homem que ama a Deus, mas não será capaz de governar sua fala.
(363b) O leão também domina o corpo do homem sábio; também o tirano governa sozinho.
(364) Se um tirano te ameaça, então, especialmente, lembre-se de Deus.
(365) Aquele que fala a palavra de Deus para aqueles para quem não é lícito, ele é o traidor de Deus.
(366) É melhor que você fique em silêncio sobre a palavra de Deus, do que falar imprudentemente.
(367/368) Quem fala mentiras sobre Deus está mentindo para Deus; um homem que não tem nada de verdadeiro a dizer sobre Deus é abandonado por Deus.
(369) Não é possível que você conheça a Deus quando não o adora.
(370) Um homem que faz mal a alguém não será capaz de adorar a Deus.
(371) O amor do homem é o começo da piedade.
(372) Aquele que cuida dos homens enquanto ora por todos eles - esta é a verdade de Deus.
(373/374) É da conta de Deus salvar a quem ele quer; por outro lado, é da responsabilidade do homem piedoso implorar a Deus que salve a todos.
(375) Quando você reza por algo e isso acontece com você através de Deus, então diga com a sua mente que você tem [...].
(376a) Um homem que é digno de Deus, ele é Deus entre os homens, e ele é o filho de Deus.
(376b) Tanto o grande como o que existe ao lado do grande existe.
(377/378) É melhor para o homem ficar sem nada além de ter muitas coisas sem dar aos necessitados; assim também você, se você orar a Deus, ele não dará a você.


(379) Se você, de todo o seu coração, der o seu pão aos famintos, o dom é pequeno, mas a vontade é grande para com Deus.
(380) Aquele que pensa que ninguém está na presença de Deus, ele não é humilde para com Deus.
(381) Aquele que faz a sua mente como Deus até onde ele é capaz, ele é aquele que honra a Deus grandemente.
(382) Deus não precisa de nada, mas se alegra com aqueles que dão aos necessitados.
(383) Os fiéis não falam muitas palavras, mas suas obras são numerosas.
(384) É uma pessoa fiel que gosta de aprender quem é o obreiro da verdade.
(385) Ajustar as [...] calamidades, para que [...].
(386) Se você não fizer mal a ninguém, você não terá medo de ninguém.
(387) O tirano não será capaz de tirar a felicidade.
(388) O que é certo fazer, faça-o de bom grado.
(389a) O que não é certo fazer, não faça isso de forma alguma.
(389b) Prometa tudo ao invés de dizer "eu sou sábio".
(390) O que você faz bem, diga com a sua mente que é Deus quem faz isso.
Nenhum homem que olha para baixo sobre a terra e sobre as mesas é sábio.

(392) O filósofo que é um corpo exterior, ele não é aquele a quem é apropriado prestar respeito, mas (o) filósofo de acordo com o homem interior.
(393) Proteja-se de mentir; há aquele que engana e há aquele que é enganado.
(394/395) Saiba quem é Deus e saiba quem é aquele que pensa em você; um bom homem é a boa obra de Deus.
(396) Eles são infelizes por causa de quem a palavra é blasfemada.
(397) A morte não poderá destruir [...].

(pp. 35-final estão faltando)


Texto Original em Inglês da Biblioteca de Nag Hammadi.


(157) [...] is a sign of ignorance.
(158/159) Love the truth, and the lie use like poison.
(160) May the right time precede your words.
(161/162) Speak when it is not proper to be silent, but speak concerning the things you know (only) then when it is fitting.
(163a) The untimely word is characteristic of an evil mind.
(163b) When it is proper to act, do not use a word.
(164a) Do not wish to speak first in the midst of a crowd.
(164b) While it is a skill to speak, it is also a skill to be silent.
(165a) It is better for you to be defeated while speaking the truth, than to be victorious through deceit. (165b) He who is victorious through deceit is defeated by the truth.
(165c) Untrue words are a characteristic of evil persons.
(165d) There has to be a great crisis before the lie is necessary.
(165e) When there is someone, while you speak the truth, even if you lie there is no sin.


(165f) Do not deceive anyone, especially him who needs advice.
(166) Faithful is he who is first with all good works.
(167) Wisdom leads the soul to the place of God.
(168) There is no kinsman of the truth except wisdom.
(169) It is not possible for a believing nature to become fond of lying.
(170) A fearful and slavish nature will not be able to partake in faith.
(171a) When you are faithful, what it is fitting to say is not of greater value than the hearing.
(171b) When you are with believing persons, desire to listen rather than to speak.
(172) A pleasure-loving man is useless in everything.
(173) When there is no (accounting of) sin, do not speak in anything (which is) from God.
(174) The sins of those who are ignorant are the shame of those who have taught them.
(175) Those on account of whom the name of God is blasphemed are dead before God.
(176) A wise man is a doer of good works after God.
(177) May your life confirm your words before those who hear.
(178) What it is not right to do, do not even consider doing it.
(179) What you do not want to happen to you, do not do it yourself either.
(180) What it is shameful to do, is also ... 

(pp. 17-26 are missing) 

(307/308) He is a wise man who commends God to men, and God thinks more highly of the wise man than his own works.
(309) After God, no one is as free as the wise man.
(310) Everything God possesses, the wise man has also.
(311/312) The wise man shares in the kingdom of God; an evil man does not want the foreknowledge of God to come to pass.
(313) An evil soul flees from God.
(314) Everything bad is the enemy of God.
(315) What thinks in you, say with your mind that it is man.
(316) Where your thought is, there is your goodness.
(317) Do not seek goodness in flesh.
(318) He who does not harm the soul neither does (so) to man. (319) After God, honor a wise man, since he is the servant of God.
(320) To make the body of your soul a burden is pride, but to be able to restrain it gently when it is necessary, is blessedness.
(321) Do not become guilty of your own death. Do not be angry at him who will take you out of (the) body and kill you.
(322) If someone brings the wise man out of the body wickedly, he rather does what is good for him, for he has been released from bonds.
(323) The fear of death grieves man because of the ignorance of the soul.
(324) <It were better> for you had the man-killing sword not come into being; but when it comes, say with your mind that it does not exist.
(325/326a) Someone who says "I believe," even if he spends a long time pretending, he will not prevail, but he will fall; as your heart is, (so) will be your life.
(326b) A godly heart produces a blessed life.
(327) He who will plot evil against another, he is the first [...].
(328) Let not an ungrateful man cause you to cease to do good.
(329) Do not say with your mind that these things which were asked, (and) you gave immediately, are more valuable than the receiver.
(330) You will use great property, if you give to the needy willingly.
(331) Persuade a senseless brother not to be senseless; if he is mad, protect him.
(332/334) Strive eagerly to be victorious over every man in prudence; maintain self-sufficiency.
(333) You cannot receive understanding unless you know first that you possess <it>. In everything there is again this sentence.
(335) The members of the body are a burden to those who do not use them.
(336) It is better to serve others than to make others serve you.
(337) He whom God will not bring out of (the) body, let him not burden himself.
(338) Not only do not hold an opinion which does not benefit the needy, but also do not listen to it.
(339) He who gives something without respect commits an outrage. [...].
(340) If you take on the guardianship of orphans, you will be the father of many children (and) you will be beloved of God.
(341) He whom you serve because of honor, you have served for a wage.
(342) If you have given that which honors you ..., you have given not to man, but you have given for your own pleasure.
(343/344) Do not provoke the anger of a mob. Know, then, what is fitting for the fortunate man to do. (345) It is better to die than to darken the soul because of the immoderation of the belly.
(346) Say with your mind that the body is the garment of your soul: keep it, therefore, pure since it is innocent.
(347) Whatever the soul will do while it is in (the) body, it has as witnesses when it goes into judgment.
(348/349) Unclean demons do lay claim to a polluted soul; a faithful (and) good soul, evil demons will not be able to hinder in the way of God.
(350) Do not give the word of God to everyone.
(351) For those who are corrupted by glory it is not assuring to hear about God.

(352/353) It is not a small danger for us to speak the truth about God; do not say anything about God before you have learned from God.
(354/356) Do not speak with a godless person about God; if you are polluted on account of impure works, do not speak about God.
(357) The true word about God is the word of God.
(355) Speak concerning the word about God as if you were saying it in the presence of God.
(358) If first your mind is persuaded that you have been god-loving, then speak to whomever you wish about God.
(359) May your pious works precede every word about God.
(360) Do not wish to speak with a crowd about God.
(361) Be (more) sparing with a word about God (than) about a soul.
(362) It is better to dispose of a soul than to discard at random a word about God.
(363a) You conceive the body of a god-loving man, but you will not be able to rule over his speech. (363b) The lion also rules over the body of the wise man; also the tyrant rules over it alone.
(364) If a tyrant threatens you, then, especially, remember God.


(365) He who speaks the word of God to those for whom it is not lawful, he is the betrayer of God.
(366) It is better for you to be silent about the word of God, than to speak recklessly.
(367/368) He who speaks lies about God is lying to God; a man who does not have anything truthful to say about God is abandoned by God.
(369) It is not possible for you to know God when you do not worship him.
(370) A man who does evil to someone will not be able to worship God.
(371) The love of man is the beginning of godliness.
(372) He who takes care of men while praying for all of them - this is the truth of God.
(373/374) It is God`s business to save whom he wants; on the other hand, it is the business of the pious man to beseech God to save everyone.
(375) When you pray for something and it happens to you through God, then say with your mind that you have [...].
(376a) A man who is worthy of God, he is God among men, and he is the son of God.
(376b) Both the great one exists and he who is next to the great one exists.
(377/378) It is better for man to be without anything than to have many things while not giving to the needy; so also you, if you pray to God, he will not give to you.
(379) If you, from your whole heart, give your bread to the hungry, the gift is small, but the willingness is great with God.
(380) He who thinks that no one is in the presence of God, he is not humble towards God.


(381) He who makes his mind like unto God as far as he is able, he is the one who honors God greatly. (382) God does not need anything, but he rejoices over those who give to the needy.
(383) The faithful do not speak many words, but their works are numerous.
(384) It is a faithful person fond of learning who is the worker of the truth.
(385) Adjust [...] the calamities, in order that [...].
(386) If you do not do evil to anyone, you will not be afraid of anyone.
(387) The tyrant will not be able to take away happiness.
(388) What is right to do, do it willingly.
(389a) What is not right to do, do not do it in any way.
(389b) Promise everything rather than to say "I am wise".
(390) What you do well, say with your mind that it is God who does it.
(391) No man who <looks> down upon the earth and upon tables is wise.
(392) The philosopher who is an outer body, he is not the one to whom it is fitting to pay respect, but (the) philosopher according to the inner man.
(393) Guard yourself from lying; there is he who deceives and there is he who is deceived.
(394/395) Know who God is, and know who is the one who thinks in you; a good man is the good work of God.
(396) They are miserable because of whom the word is blasphemed.
(397) Death will not be able to destroy [...].


(pp. 35-end are missing)

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