Pesquisar no site

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

FRASES ASCÉTICAS ATRIBUÍDAS A JESUS

Frases ascéticas atribuídas a Jesus


Esta é uma pequena coleção de ensinamentos tradicionais ascéticos, e histórias atribuídas à Jesus retiradas da literatura Islâmica e o Corão. Os primeiros Cristãos davam grande importância ao ascetismo, e os monges e antigos Essênios frequentemente se retiravam em desertos remotos. Isto indica que a renúncia aos prazeres carnais era vista como uma postura necessária para a Salvação, sendo uma forma das pessoas espirituais se sobressaírem da humanidade mortal.
--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Abençoado é aquele que abandona um desejo momentâneo em troca de uma promessa distante a qual ele não viu."

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Não tenham o mundo como mestre, pois ele os terá como escravos. Resguardem os seus tesouros com aquele que não irá perdê-los, porque quem possui tesouros neste mundo teme que alguma calamidade lhe sobrevenha, porém, aquele que possui os tesouros de Deus não teme que alguma calamidade lhe acometa."

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Quem é que constrói uma casa sobre a onda do mar? O mundo é desse jeito, portanto, não o considere como uma morada."

--É relatado que o mundo apareceu para Jesus (Que a paz esteja com ele!) numa revelação, onde ele o viu na forma de uma mulher idosa e desdentada, sobre a qual havia muitos tipos de ornamentos. Então ele perguntou a ela, "Quantos maridos você já teve?" Ela respondeu, "Eu não saberia enumerá-los." Ele disse, "Eles todos morreram e te deixaram, ou eles se divorciaram de ti?" Ela disse, "Nenhum dos dois, eu matei todos." Então Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "É uma pena para os teus maridos restantes. Como que eles não se alertaram a respeito dos teus maridos anteriores, que você os tem destruído um após o outro, e como ainda não estão em guarda contra ti!"

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Aquele que busca os prazeres do mundo é como alguém que bebe água do mar; quanto mais ele bebe, mais a sede aumenta, até que isto o mata."

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Ai daquele que ama o mundo! Pois ele pode morrer, e deixar o mundo e tudo o que há nele. O mundo o engana, entretanto, ele confia e coloca sua fé no mundo, e ele é desencaminhado. Ai daqueles que estão desatentos! Pois aquilo o que eles abominam lhes causará aflição, e o que eles adoram os deixará, e aquilo que os ameaça os alcançará! E ai daquele cujo interesse é o mundo, e cujo trabalho é o pecado! Pois amanhã ele estará coberto de vergonha por sua ofensa!"

--Algumas pessoas perguntaram à Jesus (Que a paz esteja com ele!), "Ensine-nos um ideal de sabedoria pelo qual Deus poderá nos amar." Ele respondeu, "Desprezem o mundo, e Deus irá amá-los."

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Ó companheiros discípulos, estejam satisfeitos com aquilo o que não tem valor no mundo e com os bens religiosos, assim como as pessoas do mundo ficam satisfeitas com aquilo o que não tem valor religioso e com os bens mundanos."

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "Verdadeiramente eu digo a vocês, assim como um homem enfermo olha a comida e não tem prazer em saboreá-la por conta da severidade da sua dor, aquele que ama o mundo não tem prazer na devoção e não descobre a sua doçura, porquanto seu pensamento é vil pelo amor ao mundo. Realmente eu digo a vocês, se uma besta cavalgável não é dominada e transformada em um animal útil para o serviço, ela se torna intratável e sua natureza deteriora; de forma similar, quando corações não se abrandam pelo pensamento da morte e pela disciplina da devoção, eles se tornam duros e ásperos. Verdadeiramente eu digo a vocês, contanto que um couro não esteja dilacerado ou enrugado ele pode até servir para armazenar o mel; corações, igualmente, contanto que desejos não os tenham dilacerado, nem a ganância os corrompido, ou a comodidade os endurecido, podem ser recipientes para a sabedoria."

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) costumava dizer para o mundo, "Afaste-se de mim, porco imundo!"

--Jesus (Que a paz esteja com ele!) disse, "O mundo é uma ponte, atravesse a ponte, não faça sua habitação nela." Algumas pessoas disseram a ele, "Ó Senhor, se ao menos nos ordenar que construamos um templo onde possamos venerar a Deus!" Ele respondeu, "Vão e construam um templo na água." Eles disseram, "Como que uma construção resistirá na água?" Ele respondeu, "E como que a devoção a Deus e o amor pelo mundo podem coexistir?

0 comentários:

Postar um comentário

Outras postagens...