Pesquisar no site

domingo, 10 de fevereiro de 2019

EUGNOSTOS O ABENÇOADO | biblioteca de Nag Hammadi



A biblioteca de Nag Hammadi

Eugnostos o Abençoado


Traduzido por Douglas M. Parrott (combinando III, 3 e V, 1)


Eugnostos, o Abençoado, para aqueles que são seus.

Alegre-se nisso, você sabe. Saudações! Eu quero que você saiba que todos os homens nascidos desde a fundação do mundo até agora são pó. Enquanto eles perguntaram sobre Deus, quem ele é e como ele é, eles não o encontraram. Os mais sábios entre eles têm especulado sobre a verdade do ordenamento do mundo. E a especulação não atingiu a verdade. Para o ordenamento é falado em três (diferentes) opiniões de todos os filósofos; daí eles não concordam. Para alguns deles dizem sobre o mundo que foi dirigido por si só. Outros, que é providência (que o dirige). Outros, que é o destino. Mas não é nada disso. Mais uma vez, das três vozes que acabei de mencionar, nenhuma é verdadeira. Pois o que é de si mesmo é uma vida vazia; é feita por si. A providência é tola.

Quem quer que seja capaz de libertar-se dessas três vozes que acabei de mencionar e chegar por meio de outra voz para confessar o Deus da verdade e concordar em tudo a respeito dele, ele é imortal morando no meio de homens mortais.

Aquele que é inefável. Nenhum princípio o conhecia, nenhuma autoridade, nenhuma sujeição, nem qualquer criatura desde a fundação do mundo, exceto ele sozinho. Pois ele é imortal e eterno, não tendo nascimento; porque todo aquele que tem nascimento perecerá. Ele é inegociável, não tendo começo; Para quem tem um começo tem um fim. Ninguém governa sobre ele. Ele não tem nome; para quem tem nome é a criação de outro. Ele é inominável. Ele não tem forma humana; para quem tem forma humana é a criação de outro. Ele tem sua própria semelhança - não como a aparência que recebemos e vemos, mas uma aparência estranha que supera todas as coisas e é melhor do que as totalidades. Olha para todos os lados e se vê de si mesmo. Ele é infinito; ele é incompreensível. Ele é sempre imperecível (e) não tem semelhança (com qualquer coisa). Ele é imutável. Ele é impecável. Ele é eterno. Ele é abençoado. Ele é incognoscível, enquanto ele (no entanto) conhece a si mesmo. Ele é imensurável. Ele é indetectável. Ele é perfeito, sem defeito. Ele é imensamente abençoado. Ele é chamado de 'Pai do Universo'.

Antes que qualquer coisa seja visível entre aqueles que são visíveis, a majestade e as autoridades que estão nele, ele abraça as totalidades das totalidades, e nada o abraça. Pois ele é todo mente, pensamento e reflexão, considerando racionalidade e poder. Todos eles são poderes iguais. Eles são as fontes das totalidades. E toda a sua raça, desde a primeira até a última, está na presciência do Não Gerado, pois ainda não tinham alcançado visibilidade.

Agora, existia uma diferença entre os aeons imperecíveis. Vamos, então, considerar (isto): Tudo o que veio do perecível perecerá, visto que veio do perecível. O que veio da imperecibilidade não perecerá, mas se tornará imperecível, já que veio da imperecibilidade. Muitos homens se desviaram porque não sabiam essa diferença; isto é, eles morreram.

Mas isso é o suficiente, já que é impossível alguém contestar a natureza das palavras que acabei de falar sobre o Deus abençoado, imperecível e verdadeiro. Agora, se alguém quiser acreditar nas palavras estabelecidas (aqui), deixe-o ir do que está oculto para o fim do que é visível, e este Pensamento o instruirá como a fé naquelas coisas que não são visíveis foi encontrada no que é visível. Este é um princípio de conhecimento.

O Senhor do Universo não é corretamente chamado de "pai", mas de "antepassado". Pois o Pai é o princípio ( ou princípio) do que é visível. Pois ele (o Senhor) é o antepassado sem começo. Ele vê a si mesmo dentro de si, como um espelho, tendo aparecido à sua semelhança como Self-Father, isto é, Self-Generator, e como Confronter, desde que ele confrontou Unbegotten First Existent. Ele é de fato da mesma idade com quem está antes dele, mas ele não é igual a ele no poder.

Depois, ele revelou muitas pessoas confrontantes, autogeridas, iguais em idade (e) poder, estando em glória e sem número, que são chamadas "A geração sobre quem não há reino entre os reinos que existem". E toda a multidão do lugar sobre o qual não há reino é chamada de 'Filhos do Pai Incognito'.

Agora o Incognoscível está sempre cheio de imperecibilidade e de alegria inefável. Estão todos em repouso nele, sempre regozijando-se em alegria inefável, sobre a glória imutável e o júbilo imensurável que nunca foi ouvido ou conhecido entre todos os aeons e seus mundos. Mas isso é o suficiente, para que não continuemos sem parar. Este é outro princípio do conhecimento do <Self-> gerado.

O Primeiro que apareceu diante do universo no infinito é o Pai Auto-crescido, Auto-construído, e está cheio de luz inefável e brilhante. No começo, ele decidiu que sua aparência se tornasse uma grande potência. Imediatamente, o princípio ( ou princípio) dessa Luz apareceu como o Homem Andrógino Imortal. Seu nome masculino é 'Begotten, Perfect Mind'. E o nome feminino dela é 'Allegered Begettress Sophia'. Também é dito que ela se parece com seu irmão e sua consorte. Ela é verdade incontestável; pois aqui embaixo, erro, que existe com a verdade, contesta isso.

Através do Homem Imortal apareceu a primeira designação, a saber, a divindade e o reino, pois o Pai, que é chamado de "Homem Auto-Pai", revelou isso. Ele criou um grande aeon para sua própria majestade. Deu-lhe grande autoridade e governou todas as criações. Ele criou deuses e arcanjos e anjos, miríades sem número para acompanhamento.

Agora, através daquele homem, originou a divindade e o reino. Portanto, ele foi chamado de 'Deus dos deuses', 'Rei dos reis'.

Primeiro Homem é 'Fé' ('pistis') para aqueles que virão depois. Ele tem, dentro de uma mente e pensamento únicos - exatamente como ele é (pensamento) - refletir e considerar, racionalidade e poder. Todos os atributos que existem são perfeitos e imortais. Em relação à imperecibilidade, eles são de fato iguais. (Mas) em relação ao poder, há uma diferença, como a diferença entre pai e filho, e filho e pensamento, e o pensamento e o restante.

Como eu disse anteriormente, entre as coisas que foram criadas a mônada é a primeira, a díade a segue e a tríade até as décimas. Agora os décimos dominam os centésimos; os centésimos governam os milésimos; os milhares governam os dez mil. Este é o padrão entre os imortais. O primeiro homem é assim: Sua mônada [...].

Novamente, é esse padrão que existe entre os imortais: a mônada e o pensamento são aquelas que pertencem ao Homem Imortal. As idéias são para as decadências, e as centenas são os ensinamentos, e os milhares são os conselhos, e os dez mil são os poderes. Agora quem vem do [...] existe com o seu em todos os aeon [...].

[...] No princípio, pensamentos e pensamentos surgiram da mente, depois ensinamentos de pensamentos, conselhos de ensinamentos e poder de conselhos. E depois de todos os atributos, tudo o que foi revelado surgiu de seus poderes. E do que foi criado, o que foi formado apareceu. E o que foi formado surgiu do que foi formado. O que foi nomeado apareceu do que foi formado, enquanto a diferença entre as coisas nascidas surgiu do que foi nomeado, do começo ao fim, pelo poder de todos os aeons. Agora o Homem Imortal está cheio de toda glória imperecível e alegria inefável. Todo o seu reino se alegra em alegria eterna, aqueles que nunca foram ouvidos ou conhecidos em qualquer aeon que veio depois deles e seus mundos.

Depois disso, outro princípio veio do Homem Imortal, que é chamado de 'Criador Auto-aperfeiçoado'. Quando ele recebeu o consentimento de sua consorte, a Grande Sophia, ele revelou aquele primeiro andrógino, que é chamado de 'primogênito Filho de Deus'. Seu aspecto feminino é "A primeira geração de Sophia, Mãe do Universo", a quem alguns chamam de "Amor". Agora, primogênito, desde que ele tem sua autoridade de seu pai, criou anjos, miríades sem número, para seguir. Toda a multidão desses anjos é chamada de 'Assembléia dos Santos, as Luzes Sem Sombra'. Agora, quando estes se cumprimentam, seus abraços se tornam como anjos como eles mesmos.

Primeiro Pai Generador é chamado 'Adão da Luz'. E o reino do Filho do Homem está cheio de alegria inefável e júbilo imutável, sempre regozijando-se em alegria inefável sobre sua glória imperecível, que nunca foi ouvida nem foi revelada a todos os eons que vieram a ser e a seus mundos.

Então o Filho do Homem consentiu com Sophia, sua consorte, e revelou uma grande Luz andrógina. Seu nome masculino é designado "Salvador, Criador de Todas as Coisas". Seu nome feminino é designado "Sophia, All-Begettress". Alguns chamam de 'Pistis' (fé).

Então o Salvador consentiu com sua consorte, Pistis Sophia, e revelou seis seres espirituais andróginos que são o tipo daqueles que os precederam. Seus nomes masculinos são estes: primeiro, 'Desvencidos'; segundo, "autogerido"; terceiro, 'gerador'; quarto, 'primeiro gerador'; quinto, 'gerador de todos'; sexto, 'Arquegrafista'. Também os nomes das fêmeas são estes; primeiro, 'Sophia toda sábia'; segundo, 'All-Mother Sophia'; terceiro, "All-Begettress Sophia"; quarto, 'Primeira Criatria Sophia'; quinto, 'Love Sophia'; sexto, 'Pistis Sophia'.

Do consentimento daqueles que acabei de mencionar, os pensamentos apareceram nos eons que existem. De pensamentos, reflexões; de reflexões, considerações; de considerações, racionalidades, de racionalidades, vontades, de vontades, palavras.

Então os doze poderes, que acabei de discutir, consentiram um com o outro. <Seis> machos (e) fêmeas (cada) foram revelados, de modo que existem setenta e dois poderes. Cada um dos setenta e dois revelou cinco (poderes) espirituais, que (juntos) são os trezentos e sessenta poderes. A união de todos é a vontade.

Portanto, nosso aeon veio a ser como o tipo de Homem Imortal. O tempo veio a ser como o tipo de Primeiro Engenheiro, seu filho. O ano chegou a ser o tipo de Salvador. Os doze meses vieram a ser como o tipo dos doze poderes. Os trezentos e sessenta dias do ano vieram a ser como os trezentos e sessenta poderes que apareceram do Salvador. Suas horas e momentos vieram a ser como o tipo dos anjos que vieram deles (os poderes), que são sem número.

E quando aqueles que eu discuti apareceram, All-Begetter, seu pai, logo criou doze éons para seguir os doze anjos. E em cada aeon havia seis (céus), então há setenta e dois céus dos setenta e dois poderes que apareceram dele. E em cada um dos céus havia cinco firmamentos, de modo que havia (no total) trezentos e sessenta firmamentos dos trezentos e sessenta poderes que apareciam deles. Quando os firmamentos estavam completos, eles eram chamados "Os Trezentos e Sessenta Céus", de acordo com o nome dos céus que estavam diante deles. E tudo isso é perfeito e bom. E assim o defeito de feminilidade apareceu.

O primeiro aeon, então, é o do Homem Imortal. O segundo aeon é o de Son of Man, que é chamado de "Primeiro Gerador" ("quem é chamado de 'Salvador'", adicionado no Codex V). Aquilo que os abraça é o aeon sobre o qual não há reino (o aeon) do Deus Infinito Eterno, o éon do aeon dos imortais que estão nele (o aeon) acima do Oitavo que apareceu no caos.

Agora o Homem Imortal revelou aeons e poderes e reinos e deu autoridade a todos que surgiram dele, para fazer o que eles desejassem até os dias que estão acima do caos. Pois estes consentiram um com o outro e revelaram toda magnificência, até mesmo das luzes espirituais, numerosas que são gloriosas e sem número. Estes receberam nomes no começo, isto é, o primeiro, o meio, o perfeito; isto é, o primeiro aeon e o segundo e o terceiro. O primeiro foi chamado de 'Unidade e Descanso'. Como cada um tem seu próprio nome, o <terceiro> aeon foi designado como 'Assembléia', da grande multidão que apareceu nas numerosas. Portanto, quando a multidão se reúne e chega a uma unidade, eles são chamados de 'Assembléia', da Assembléia que ultrapassou o céu. Assim sendo, a Assembléia do Oitavo foi revelada como andrógina e foi nomeada em parte como masculina e parcialmente como feminina. O macho foi chamado de "Assembléia", a fêmea, "Vida", que pode ser mostrado que de uma mulher veio a vida em todos os éons. Todo nome foi recebido desde o começo.

De sua concordância com seu pensamento, surgiram os poderes de quem eram chamados de "deuses"; e os deuses de suas considerações revelaram deuses divinos; e os deuses de suas considerações revelaram senhores; e os senhores dos senhores de suas palavras revelaram senhores; e os senhores de seus poderes revelaram arcanjos; os arcanjos revelaram anjos; a partir deles apareceu a aparência, com estrutura e forma para nomear todos os aeons e seus mundos.

Todos os imortais, que acabei de descrever, têm autoridade - todos eles - do poder do Homem Imortal e Sophia, sua consorte, que foi chamada de "Silêncio", que foi chamada de "Silêncio" porque, refletindo sem fala, ela a aperfeiçoou. majestade própria. Visto que as imperishabilidades tinham autoridade, cada uma delas proporcionava grandes reinos em todos os céus imortais e seus firmamentos, tronos (e) templos, para sua própria majestade.

Alguns, De fato, (quem são) em moradas e carros, sendo em inefável glória e incapazes de ser enviados a qualquer criatura, proveram para si hospedeiros de anjos, miríades sem número para acompanhamento e glória, até mesmo espíritos virgens, as luzes inefáveis. . Eles não têm enfermidade nem fraqueza, mas é apenas vontade: vem a ser num instante. Assim foram completados os aeons com seus céus e firmamentos para a glória do Homem Imortal e Sophia, sua consorte: a área que <continha o padrão de todos os aeon e seus mundos e aqueles que vieram depois, a fim de fornecer os tipos de lá , suas semelhanças nos céus do caos e seus mundos.

E todas as naturezas do Imortal, do Não-nascido à revelação do caos, estão na luz que brilha sem sombra e (in) inefável alegria e júbilo inexprimível. Eles sempre se deleitam por causa de sua glória que não muda, e o resto que não é medido, que não pode ser descrito ou concebido entre todos os eons que vieram a ser e seus poderes. Mas isso é o suficiente. Tudo o que acabei de dizer a você, eu disse da maneira que você pode aceitar, até que aquele que não precisa ser ensinado apareça entre vocês, e ele falará todas essas coisas para você com alegria e com conhecimento puro.

0 comentários:

Postar um comentário

Outras postagens...