Pesquisar no site

domingo, 10 de fevereiro de 2019

A INTERPRETAÇÃO DO CONHECIMENTO

A biblioteca de Nag Hammadi

A Interpretação do Conhecimento

Traduzido por John D. Turner


(13 linhas faltando)
... eles passaram a acreditar por meio de sinais, maravilhas e fabricações. A semelhança que veio através deles seguiu-o, mas através de censuras e humilhações antes que eles recebessem a apreensão de uma visão, eles fugiram sem ter ouvido que o Cristo havia sido crucificado. Mas nossa geração está fugindo, pois ainda não acredita que o Cristo esteja vivo. Para que nossa fé seja santa (e) pura, não confiando em si mesma ativamente, mas mantendo-se plantada nele, não diga: "De onde vem a paciência para medir a fé?", Pois cada um é persuadido pelas coisas que ele acredita. Se ele não acreditar neles, então ele seria incapaz de ser persuadido. Mas é uma grande coisa para um homem que tem fé, já que ele não está na incredulidade, que é o mundo.

Agora o mundo é o lugar da infidelidade e do lugar da morte. E a morte existe como ... (faltam 14 linhas) ... semelhança e eles não vão acreditar. Uma coisa santa é a fé para ver a semelhança. O oposto é infiel à semelhança. As coisas que ele lhes concederá as apoiarão. Foi impossível para eles atingirem a imperecabilidade [...] se tornarão [...] afrouxados aqueles que foram enviados [...]. Porque aquele que está angustiado não crerá. Ele é incapaz de trazer uma grande igreja, uma vez que é recolhida de uma pequena reunião.

Ele se tornou uma emanação do traço. Pois também dizem sobre a semelhança que é apreendida por meio de seu traço. A estrutura apreende por meio da semelhança, mas Deus apreende por meio de seus membros. Ele os conhecia antes de serem gerados e eles o conheceriam. E aquele que gerou a cada um desde o início os habitará. Ele governará sobre eles. Pois é necessário que cada um ... (faltam 25 linhas) ... o Salvador se retirou, pois é apropriado. De fato, não é ignorante, mas carnal é a palavra que o tomou como marido. E é ele quem existe como imagem, já que esse (masc.) Também existe, assim como aquele (fem.) Que nos trouxe adiante. E ela fez com que ele soubesse que ela é o ventre. É uma maravilha dela que nos faz transcender a paciência. Mas essa é a maravilha: ele ama quem foi o primeiro a permitir uma virgem [...]. Cabe a ela [...] até a morte o desejo de praticar ... (faltam 23 falas) Portanto, ela cedeu a ele em seu caminho. Ele foi o primeiro a fixar nossos olhos nesta virgem que está fixada na cruz que está naqueles lugares. E vemos que é a água dela que a autoridade suprema concedeu àquele em quem há um sinal. Esta é a água da imortalidade que as grandes potências concederão a ele enquanto ele estiver abaixo à semelhança de seu jovem filho. Ela não parou na conta dele. Ela [...] tornou-se [...] na palavra que aparece ao [...]. Ele não ... (faltam 13 linhas) ... por [...] meio desses lugares. Alguns caíram no caminho. Outros caíram nas rochas. Ainda outros ainda semeou nos espinhos. E ainda outros que ele deu para beber [...] e a sombra. Veja [...] ele [...] E esta é a realidade eterna antes que as almas saiam daquelas que estão sendo mortas.

Mas ele estava sendo perseguido naquele lugar pelo traço produzido pelo Salvador. E ele foi crucificado e morreu - não a sua própria morte, pois ele não merecia absolutamente morrer por causa da igreja dos mortais. E ele foi pregado para que eles pudessem mantê-lo na Igreja. Ele lhe respondeu com humilhações, pois assim suportou o sofrimento que sofrera. Pois Jesus é para nós uma semelhança por conta de ... (faltam 14 linhas) ... esta [...] estrutura toda e a grande amargura [...] do mundo nos com a [...] pelos ladrões [...] os escravos até Jericó [...] eles receberam [...]. Para baixo, para aqueles que esperarão enquanto todo o defeito os restringe até a realidade final que é a sua porção, uma vez que ele nos derrubou, tendo nos prendido em redes de carne. Como o corpo é uma morada temporária que os governantes e as autoridades têm como morada, o homem interior, depois de ser aprisionado na fabricação, caiu em sofrimento. E, obrigando-o a servi-los, constrangeram-no a servir as energias. Eles dividem a Igreja para herdar ... (faltam 9 linhas) ... poder para [...] e [...] e ter tocado antes de [...] ... ] é a beleza que vai querer [...] e estar [...] lutando uns com os outros [...] como os outros virgens [...] [...] destruir ferida [...] mas ela se [...] compara a ela desde que eles tinham [...] atingido imperecível. Isso ele [...] permanece virgem. A fidelidade [...] dela e, portanto, [...] dela. Ele se apressou [...] não tolerou [...] ] eles desprezam [...]. Pois quando a Mãe tinha ... (faltavam 5 linhas) ... a Mãe [...] seu inimigo [...] o ensinamento da força [...] da natureza [...] ... ] contempla uma donzela [...] ele não consegue [...] primeiro o contrário [...]. Mas como ele [...] ele donzela [...] ele não foi capaz [...] ele se tornou [...] matou ele vivo [...] ele contou a ela [.. .] melhor que a vida [...] desde que ele sabe que se [...] o mundo o criou ele [...] para criá-lo [...] de cima das regiões [.. .] aqueles a quem eles governam [...]. Mas [...] emitido ele [...] habita nele o Pai do Todo [...] seja mais para ela ele. Ele ... (faltam 8 linhas) ... assim como [...] ele as tem [...] cada uma delas vai valer [...] ele e ... ] o professor deve se esconder como se fosse um deus que abraçasse suas obras e as destruísse. Pois ele também falou com a Igreja e ele se fez seu professor de imortalidade, e destruiu o professor arrogante ensinando-a a morrer.

E esse professor fez uma escola viva, pois esse professor tem outra escola: enquanto nos ensina sobre os escritos mortos, ele, por outro lado, estava nos levando a nos afastar do excesso do mundo; nós estávamos sendo ensinados sobre nossa morte através deles.

Agora este é o seu ensinamento: Não chame a um pai sobre a terra. Seu Pai, que está no céu, é um. Você é a luz do mundo. Eles são meus irmãos e meus companheiros que fazem a vontade do Pai. Para que serve, se você ganha o mundo e perde sua alma? Pois quando estávamos no escuro, costumávamos chamar muitos de "pai", já que ignorávamos o verdadeiro pai. E esta é a grande concepção de todos os pecados ... (faltam 8 linhas) ... prazer. Nós somos como ele [...] para os homens [...] da alma que moram.

Qual é agora a fé estabelecida pelo mestre que o libertou da grande ignorância e da escuridão do olho ignorante? Ele lembrou-lhe as coisas boas de seu pai e da raça. Pois ele disse a ele: "Agora o mundo não é seu, você não pode estimar a forma que está nele como vantajosa; antes (como) desvantajosa e (como) uma punição". Receba agora o ensinamento daquele que foi reprovado - uma vantagem e um lucro para a alma - e receba sua forma. É a forma que existe na presença do Pai, a palavra e a altura, que permitem que você o conheça antes de ter sido desviado enquanto na (carne) da condenação.

Da mesma forma eu me tornei muito pequeno, para que através da minha humildade eu pudesse levá-lo até a grande altura, de onde você tinha caído. Você foi levado para este buraco. Se agora você acredita em mim, sou eu que te levarei acima, através desta forma que você vê. Eu é que te suportarei sobre meus ombros. Entre pela costela de onde você veio e esconda-se das feras. O fardo que você carrega agora não é seu. Sempre que você (fem.) For ... (faltam 14 linhas) ... da sua glória [...] da primeira. De ser contado com a fêmea, o sono trouxe trabalho e o sábado, que é o mundo. Por ter sido contado com o Pai, o sono trouxe o sábado e o êxodo do mundo dos animais. Pois o mundo é de bestas e é uma fera. Portanto, aquele que está perdido foi contado para o astuto, e aquele é dos animais que surgiram. Colocaram sobre ele uma roupa de condenação, pois a mulher não tinha outra vestimenta para vestir sua semente, exceto a que ela trouxera no sábado. Pois nenhuma besta existe no Aeon. Pois o Pai não guarda o sábado, mas (antes) atua o Filho, e através do Filho ele continuou a se prover dos Éons. O Pai tem elementos racionais vivos dos quais ele coloca meus membros como vestes. O homem ... (faltam 11 linhas) ... este é o nome. O [...] ele emitiu ele e ele emitiu o reprovado. Aquele que foi reprovado mudou seu nome e, junto com o que seria como o opróbrio, ele apareceu como carne. E o humilhado não tem equipamento. Ele não precisa da glória que não é dele; ele tem sua própria glória com o nome, que é o Filho. Agora ele veio para que pudéssemos nos tornar gloriosos através do humilhado que habita nos lugares de humilhação. E através daquele que foi reprovado, recebemos o perdão dos pecados. E através daquele que foi repreendido e daquele que foi redimido, recebemos a graça.

Mas quem é que redimiu aquele que foi reprovado? É a emanação do nome. Pois assim como a carne precisa de um nome, também a carne é um Aeon que a Sabedoria emitiu. Recebeu a majestade que está descendo, para que o Aeon pudesse entrar naquele que foi reprovado, para que pudéssemos escapar da desgraça da carcaça e sermos regenerados na carne e no sangue de ... (8 linhas faltando) ... destino . Ele e os Aeons [...] aceitaram o Filho embora fosse um completo mistério [...] cada um de seus membros [...] graça. Quando ele gritou, ele foi separado da Igreja como porções das trevas da Mãe, enquanto seus pés lhe forneceram traços, e estes queimaram o caminho da ascensão ao Pai.

Mas qual é o caminho e a maneira (in) em que (fem.) Se tornou sua cabeça? Bem, ele (fem.) Fez a morada para trazer a luz para aqueles que habitam dentro dele, para que possam ver a Igreja em ascensão. Pois a cabeça se levantou da cova; estava inclinado sobre a cruz e olhava para Tártaro, para que os que estavam abaixo pudessem olhar para cima. Assim, por exemplo, quando alguém olha para alguém, o rosto daquele que olha para baixo olha para cima; assim também uma vez que o chefe olhou da altura para seus membros, nossos membros foram para cima, onde o chefe estava. E isto, a cruz, estava sendo pregada para os membros, e somente para que eles pudessem ... (faltam 7 linhas) ... porque [...] eram como escravos. A consumação é assim: Ele quem ela indicou será completado por aquele que indicou. E as sementes que permanecem permanecerão até que o Todo seja separado e tome forma.

E assim o decreto será cumprido, pois assim como a mulher que é honrada até a morte tem a vantagem do tempo, ela também dará à luz. E esta descendência receberá o corpo designado para ela e se tornará perfeita. Ele tem uma natureza generosa, pois o Filho de Deus habita nele. E sempre que ele adquire o Todo, tudo o que ele possui será dissolvido no fogo porque desprezou muito e ultrajou o Pai.

Além disso, quando o grande Filho foi enviado depois de seus irmãos pequenos, ele espalhou o edital do Pai e proclamou, opondo-se ao Todo. E ele removeu o antigo vínculo da dívida, o da condenação. E este é o decreto que foi: Aqueles que se fizeram escravos foram condenados em Adão. Eles foram trazidos da morte, receberam o perdão por seus pecados e foram redimidos por ... (faltam 9 linhas) ... já que somos dignos [...] e [...] mas eu digo [...] ] e esses [...]. Para [...] é digno de Deus. E o Pai, [...] o Cristo, removeu-se de tudo isso, pois ama seus membros com todo o seu coração. Aquele que é ciumento coloca seus membros uns contra os outros. Se ele não é ciumento, ele não será removido dos outros membros e do bem que ele vê.

Por ter um irmão que nos considera como ele também é, um glorifica aquele que nos dá graça. Além disso, cabe a cada um de nós desfrutar do dom que recebeu de Deus e não sermos ciumentos, pois sabemos que aquele que é ciumento é um obstáculo em seu caminho, pois destrói apenas a si mesmo. com o dom e ele é ignorante de Deus. Ele deve se alegrar e ser feliz e participar da graça e generosidade. Alguém tem um dom profético? Compartilhe sem hesitação. Nem se aproxime do seu irmão com ciúmes nem ... (faltam 8 linhas) ... escolhidos como [...] vazios quando escapam [...] caídos dos seus [...] são ignorantes que [...] assim eles os têm para [...] que reflitam sobre as coisas que você quer que pensem quando pensam em você. Agora seu irmão também tem sua graça: não se deprecie, mas regozije-se e dê graças espiritualmente, e ore por isso, para que você possa compartilhar a graça que habita dentro dele. Portanto, não o considere estranho para você, ao contrário, (como) alguém que é seu, a quem cada um de seus colegas recebeu. Ao amar a Cabeça que os possui, você também possui aquele de quem existem esses derramamentos de dons entre seus irmãos.

Mas alguém está fazendo progresso na Palavra? Não seja impedido por isso; não diga: "Por que ele fala enquanto eu não o faço?", pois o que ele diz é (também) seu, e aquilo que discerne a Palavra e aquilo que fala é o mesmo poder. A Palavra ... (13 linhas) faltando) ... olho ou apenas uma mão, embora sejam um só corpo, todos aqueles que nos pertencem sirvam juntos à Cabeça. E cada um dos membros considera isso como um membro. Eles não podem todos tornar-se inteiramente um pé ou inteiramente. um olho ou uma mão inteira, uma vez que esses membros não viverão sozinhos, mas sim eles estão mortos Nós sabemos que eles estão sendo mortos Por que você ama os membros que ainda estão mortos? em vez daqueles que vivem? Como você sabe que alguém é ignorante dos irmãos? Pois você é ignorante quando os odeia e tem ciúmes deles, já que você não receberá a graça que habita neles, não estando disposto a reconciliá-los com a generosidade da Cabeça. Você deve agradecer por nossos membros e pedir que você também receba a graça que lhes foi dada. Pois a Palavra é rica, generosa e gentil. Aqui ele doa presentes aos seus homens sem ciúmes, de acordo com ... (faltam 11 linhas) ... apareceu em cada um dos membros [...] ele mesmo, [...] já que eles não lutam com um só outro por conta de sua (s) diferença (s). Pelo contrário, trabalhando uns com os outros, eles trabalharão um com o outro, e se um deles sofrer, eles sofrerão com ele,

Além disso, se eles esperassem pelo êxodo da harmonia (terrena), eles viriam para o Aeon. Se eles estão aptos a compartilhar a (verdadeira) harmonia, quanto mais aqueles que derivam da unidade única? Eles devem ser reconciliados um com o outro. Não acuse a sua cabeça porque ela não o apontou como um olho, mas sim como um dedo. E não tenha ciúmes do que foi colocado na classe de um olho ou de uma mão ou de um pé, mas seja grato por não existir fora do Corpo. Pelo contrário, você tem a mesma cabeça em cuja conta o olho existe, assim como a mão e o pé e o resto das partes. Por que você desprezar aquele que é apontado como [...] desejado para você caluniar [...] não abraça [...] corpo não misturado escolhido [...] dissolver [...] do Aeon [...] ] descida [...] porém nos arrancou dos <a> Aeons que existem naquele lugar. Alguns existem na Igreja visível - aqueles que existem na Igreja dos homens - e unanimemente proclamam uns aos outros o Pleroma do seu aeon. E alguns existem para a morte na Igreja em cujo nome eles vão - ela para quem eles são a morte - enquanto outros são para a vida. Portanto, eles são amantes da vida abundante. E cada um dos restantes suporta sua própria raiz. Ele produz frutos que são como ele, uma vez que as raízes têm uma conexão entre si e seus frutos são indivisos, o melhor de cada um. Eles os possuem, existindo para eles e uns para os outros. Então, vamos nos tornar como as raízes, já que somos [...] iguais que [...] Aeon aqueles que não são nossos [...] acima do apreendido [...] desde que [ ...] sua alma. Ele nos [...] deu a você para ele. Se você purifica, permanece em mim. Se você incluir, ele pertence ao diabo. Mesmo se você matar suas forças que estão ativas, estará com você. Pois se a alma está morta, ainda foi promulgada pelos governantes e autoridades.

O que, agora, você pensa como espírito? Ou por que eles perseguem homens desse tipo até a morte? Eles não estão satisfeitos em estar com a alma e buscá-la? Pois todo lugar é excluído deles pelos homens de Deus enquanto eles existirem na carne. E quando eles não podem vê-los, uma vez que eles (os homens de Deus) vivem pelo espírito, eles rasgam o que parece, como se assim eles pudessem encontrá-los. Mas qual é o lucro para eles? Eles são insensatamente loucos! Eles rasgam seus arredores! Eles cavam a terra! [...] ele [...] escondeu [...] existe purificar [...] no entanto depois de Deus nos pegar [...] mas nos andamos [...]. Pois se os pecados são muitos, quanto mais agora é o ciúme da Igreja do Salvador. Para cada um era capaz de ambos (tipos) de transgressão, ou seja, de um adepto, e (de) uma pessoa comum. Ainda é uma habilidade única que eles possuem. E quanto a nós, somos adeptos da Palavra. Se pecarmos contra isso, pecamos mais que os gentios. Mas se superarmos todo pecado, receberemos a coroa da vitória, assim como nossa Cabeça foi glorificada pelo Pai.

0 comentários:

Postar um comentário

Outras postagens...